O que é a Talassoterapia?

História da Talassoterapia

“O mar cura as doenças dos Homens.” (Eurípedes)

Hipócrates (460- 370 a.C.), patrono da medicina ocidental, defendia que o equilíbrio do corpo era atingido através da prática de terapias que envolvessem a água do mar, recomendado banhos quentes de água do mar. 

Platão dizia que “O mar tudo cura" (427-347 a.C.), tendo sido também tratado com banhos de água quente.

A partir do Século XVIII começaram a surgir vários centros de Talassoterapia pela Europa. Nestes centros de Talassoterapia, os Médicos tratavam os pacientes segundo métodos terapêuticos, observavam e comparavam resultados e métodos. A utilização da água do mar é tão antiga quanto a própria humanidade.

O interesse pela terapia com água do mar surgiu novamente em 1760, quando o médico Inglês Dr. Richard Russel, publicou a obra “O uso da água do mar nas doenças das glândulas”, alertando assim para os benefícios da utilização da água do mar tanto a nível interno como externo.

Mais tarde veio-se a descobrir que existem semelhanças entre a água do mar e o nosso organismo, sendo que o nosso plasma sanguíneo e a água do mar contêm a mesma composição de sais minerais e oligoelementos diferenciando-se apenas nas quantidades.

“A importância do mar como meio terapêutico ultrapassa em muito a sua acção, já de si relevante no nível fisiológico” (Viegas Fernandes, 2008).

 

O que é Talassoterapia ?

Consiste na utilização da Água do Mar e de Algas, com fins terapêuticos e preventivos para o organismo, que garantem excelentes resultados para a sua saúde.

A temperatura da água, 32- 38ºC, é importante pois dilata os poros e os vasos superficiais da pele, permitindo a absorção dos elementos contidos na água do Mar, através da pele, promovendo assim um equilíbrio na saúde

A Água do Mar e as Algas são utilizadas em diversos tratamentos como o circuito de hidromassagem, hidromassagem com Algas, ginástica terapêutica dentro de água, duche escocês.

É aconselhável fazer uma cura de 1 a 2 semanas por ano, ou durante todo o ano, para se conseguir atingir os efeitos desejados para a saúde.

 

Talassoterapia em Portugal 

Em Portugal existem 6 centros, sendo a Thalasso Caparica um dos mais antigos que conta com  mais de 20 anos de história.

Contactos

(+351) 212 905 655
(+351) 916 189 585
geral@thalassocaparica.com


Av. 1º Maio 25-A
2825-397 Costa da Caparica
Portugal