Medicina Ayurvédica


Introdução à Medicina Ayurvédica

A Medicina Ayurvédica é considerada uma das mais antigas do mundo. Originada na India à mais de 5000 mil anos tem como fundamento terapeutico ser abrangente e integrativa.

Ayurveda é a combinação de duas palavras sanskritas:

Ayur – Vida e Veda – conhecimento/ciência.

 Assim sendo, Ayurveda não é apenas uma medicina, mas uma Ciência da Vida.

O objectivo da Medicina Ayurvédica é manter o corpo e a mente equilibrados. Este equilibrio previne as doenças levando a uma vida saudável. Observando cada corpo como sendo único e fazendo a relação entre o corpo e a mente, englobando todas as facetas do ser, daí ser uma medicina Holistica.

 Consultas

Uma consulta Ayurvédica pode ser fundamental para desencadear processos de auto-conhecimento e também para saber como prevenir e tratar doenças, quer agudas quer crónicas.

Daí que sejam fundamentais vários procedimentos médicos durante a consulta:

  • um diagnóstico personalizado do tipo de dosha (entidades responsáveis pelo metabolismo, cujo desequilíbrio pode provocar doenças), aplicando o “teste dos doshas”.
  • um registo da história clínica do paciente;
  • auscultação dos hábitos alimentares do paciente para avaliar o agni (digestão) e, se necessário, corrigi-lo;
  • orientações para o reconhecimento do estilo de vida e motivação individual da atitude em direcção a uma vida saudável;
  • prescrição de medicamentos ayurvédicos, quando necessário.

Depois de fazer um diagnóstico completo do paciente o médico ayurvédico prescreve diferentes técnicas, métodos e medicação segundo o biótipo especifico de cada paciente.

 Perfil Drª. Veena Balkrishna Fernandes

É médica de medicina Ayurvédica e reside atualmente em Portugal. Filha de pai Indiano mas tendo crescido em Portugal, decidiu retornar às origens para poder estudar em profundidade uma das medicinas mais antigas da história da humanidade. Licenciada em Medicina Ayurvédica e Cirurgia pela Universidade Gujrat Ayurved, uma das universidades mais conceituadas da Índia, especializou-se em terapia de Panchakarma (ideal para tratamentos de doenças crónicas e/ou profundas tais como obesidade, enxaquecas, psoríase, stress/ansiedade, depressão, gastrites, artrites e osteoporose) e terapia Rasayana (tratamento de rejuvenescimento). No ano de 2010 terminou o curso e fez um estágio de um ano num hospital ligado à mesma universidade. Neste momento encontra-se em Portugal onde exerce a sua atividade profissional como Médica Ayurvédica.

Pergunte-nos sobre quais os tratamentos mais indicados para Si!

Contactos

(+351) 212 905 655
(+351) 916 189 585
geral@thalassocaparica.com


Av. 1º Maio 25-A
2825-397 Costa da Caparica
Portugal